UMA GRANDEZA, VÁRIAS MEDIDAS
UMA GRANDEZA, VÁRIAS MEDIDAS
Grandezas tecnológicas
Há grandezas (“tecnológicas”) que, aparentemente, não são definidas com a clareza, a universalidade e o rigor de grandezas físicas tais como, por exemplo, o comprimento, a temperatura e a pressão.
Algumas destas grandezas (“tecnológicas”) são definidas de vários modos e a cada modo corresponde com frequência uma medida diferente; frequentemente, muito diferente.
Nas áreas da(s) Tecnologia(s) e da(s) Engenharia(s), por exemplo, são frequentes as grandezas que envolvem vários fatores e se tornam objeto de várias definições.
É incontável e indefinido o número de grandezas “tecnológicas”.
Por exemplo, a asperidade de uma superfície de uma peça – há superfícies mais ásperas do que outras –, designada por rugosidade, é uma grandeza tecnológica – ambígua, quando comparada com as grandezas físicas – que pode ser definida de vários modos, correspondendo, em geral, a cada definição uma diferente medida.
Embora o conceito de rugosidade não se aplique a planetas, a Terra é rugosa, o planeta Marte é rugoso: qual destes dois planetas é mais rugoso?
Poder-se-á medir a rugosidade? Ou a rugosidade é uma propriedade qualitativa, sem gradação?!
Uma laranja é mais rugosa, tem asperezas maiores, do que uma maçã. Nas maçãs, na maior parte delas, nem sentimos a sua asperidade ou rugosidade, todavia, uma maçã reineta é mais rugosa do que uma maçã bravo‑de‑esmolfo.
Algumas superfícies de órgãos das máquinas-ferramenta(s) – um torno, uma fresadora, uma retificadora, por exemplo – principalmente as superfícies funcionais, não podem ser muito rugosas, têm de ser obrigatoriamente de baixa rugosidade.
E as superfícies dos espelhos também têm de ser bem polidas.
É impossível evitar, eliminar, banir a rugosidade, embora possamos mitigá-la. No limite, a rugosidade seria determinada pelas asperezas dos átomos superficiais.
A questão da medição da rugosidade não é simples, nem fácil e, felizmente, não é relevante para a maioria das pessoas e áreas. Mas a rugosidade de um veio, ou eixo, pelo menos a de algumas das suas partes, é muito importante, é até, correntemente, objeto de especificação estrita, isto é, de constrangimentos e restrições objetivas, quantificadas e mensuráveis.
Como definir e medir a rugosidade?: desnível entre o pico mais elevado e o vale mais profundo das asperezas de uma superfície?! Escolher os cinco picos mais elevados, fazer a média da sua altura, e fazer a diferença para a média das profundidades dos cinco vales mais profundos?! Cada critério dará diferentes valores para a mesma superfície. Mas, há muitos mais critérios, ou definições, para a rugosidade. Qual é o melhor critério ou definição para uma aplicação determinada, ou particular?
À grandeza rugosidade correspondem múltiplas rugosidades, rugosidades várias, frequentemente adjetivadas de modo diferente, de modo específico.
A especificação – imposição de limites – da rugosidade é corrente, comum e banal na manufatura mecânica. A medição da(s) rugosidade(s), também.
Cada rugosímetro – instrumento de medição de rugosidade(s) –, em geral, permite a medição de rugosidades definidas de modos diferentes, com diferentes critérios.
2016-09-15