FAZER PONTARIA
FAZER PONTARIA
Isto é Metrologia?
Muitos pedreiros estendem e esticam um fio junto à parede que estão a construir para verificar se os tijolos, blocos, ou pedras estão alinhados, se seguem uma linha reta, nas paredes retas. Eles verificam e controlam, mas também poderiam medir o retilismo (retitude, linearidade), se estivessem preparados, se tivessem formação e se dispusessem dos instrumentos para tal, e se isso fosse pertinente.
Em vez de um fio, poderá ser um dispositivo LASER: technologie oblige.
Isto é Metrologia?
Com um fio que tem um “peso” numa das suas extremidades, alguns pedreiros verificam, e, se for preciso, corrigem a verticalidade, por exemplo, das paredes, e das colunas dos prédios, não só por motivos estéticos, mas principalmente por razões de estabilidade e segurança da parede e das colunas. Este dispositivo designa‑se por prumo, ou fio‑de‑prumo, mas o processo de verificar a verticalidade pode dispensar o fio‑de‑prumo de material natural ou polimérico e recorrer a um fio de luz, um LASER, por exemplo.
Pode medir-se o desvio de uma superfície, ou de uma coluna, à verticalidade.
Hoje, os fios-de-prumo tradicionais estão comummente reservados aos amadores de trabalhos de construção civil: os profissionais tendem a usar dispositivos de tecnologia mais avançada, por exemplo, tecnologia LASER.
Isto é Metrologia?
A horizontalidade – perpendicularidade relativamente à vertical de um lugar, caraterística de uma superfície livre de um líquido em repouso –, pode ser verificada e medida, por exemplo, com um nível (de bolha) apropriado, como alguns dos que são usados por pedreiros, e outros.
Há uma grande variedade de níveis (de bolha), de diferentes precisões (resoluções, repetibilidades, ou exatidões) e incertezas.
Fazer pontaria – fechar um olho (não confundir com vista) e verificar se dois determinados pontos, a mira e o ponto que pretendemos atingir, estão na linha (reta) que passa pelo nosso olho aberto –, ou usar um raio de luz, um LASER, como utensílio, ou dispositivo metrológico, para fazer um disparo, ou outro qualquer processo, é um procedimento muito comum.
Hoje, em muitos casos, um dispositivo, por exemplo, uma arma, que procuramos alinhar com um ponto para onde apontamos, dispõe de um LASER que nos limitamos a orientar e a verificar se incide ou não no ponto alvo.
Fazer (bem) pontaria, na guerra, pode ser a diferença entre matar ou ser morto.
Isto é Metrologia?
Também se pode verificar, controlar e medir a planeza, a caraterística que permite dizer se uma superfície é plana, melhor, se está muito ou pouco plana. Uma superfície pode ser vertical, horizontal ou inclinada e, além disso, pode ser ou não plana, como em geral e, aproximadamente, estão os tampos das mesas comuns, horizontais e planos, ainda que frequentemente de planeza e horizontalidade grosseiras. Com a mesa inclinada, o tampo continua plano.
Isto é Metrologia?
Frequentemente, duas paredes de uma casa, ou de um quintal, são planeadas e desenhadas para ficar em esquadria, orientadas em direções que fazem 90° entre si. E há dispositivos metrológicos, por exemplo, os esquadros, usados para verificar se duas paredes, ou outros pormenores geométricos estão em esquadria, se diferem angularmente de 90°.
Isto é Metrologia?
Sim, são alguns casos menos comuns de Metrologia!
2017-01-19