DIA MUNDIAL DA METROLOGIA
DIA MUNDIAL DA METROLOGIA
20 de maio*
“Medir” dá credibilidade, sustentabilidade e solidez a qualquer área do conhecimento. Não há tecnologia que se preze que não se alicerce em medições e medidas.
“Ciência” é quase sempre sinónimo de medição, apesar das ciências opinativas ou das ciências narrativas.
A Metrologia, na era presente, é uma das vertentes civilizacionais mais relevantes: é incontornável, inescapável e fundamental em muitos setores, como, por exemplo, na indústria, no comércio e na ciência, por exemplo. E na saúde, no desporto e nos transportes, entre outros.
Os transportes, pela sua importância, omnipresença, abrangência, inovação e, pelo escrutínio, supervisão e controlo a que são submetidos, são um caso especial.
Estamos familiarizados com algumas medições e alguns instrumentos de medição dos nossos carros. Estamos até familiarizados, quer com os cinemómetros fixos, nas estradas, quer com os cinemómetros ambulatórios usados pelas autoridades rodoviárias. Estamos ainda familiarizados com a sinalização e outros aspetos das vias por onde circulamos que são dependentes de muitas normas e medições.
Não estamos familiarizados e até ignoramos a variedade dos incontáveis meios metrológicos usados e as medições feitas na indústria automóvel!
Não estamos familiarizados com os transportes aéreos, os marítimos e os emergentes transportes espaciais e veículos autónomos.
Medir é, frequentemente, nos transportes, uma questão de eficiência, mas também de eficácia: um avião só chegará ao destino se carregar uma quantidade de combustível acima de um mínimo predeterminado. Um avião que não viaja a altitude correta poderá consumir mais combustível do que o esperado e não chegar ao destino. Tem de ser tudo bem medido!
Com cada vez mais transportes e transportes de desempenho mais elevado, multiplicam-se as necessidades de medições; novas medições (grandezas, técnicas e métodos) e medições de melhor qualidade.
As companhias aéreas desejariam que os clientes embarcassem com a bexiga vazia, e até já mediram a poupança que ocorreria se isso acontecesse.
Projeto, desenvolvimento e funcionamento de transportes não são imagináveis sem engenheiros e outros técnicos afins. E não é possível imaginar engenheiros que não recolhem, não processam e não fazem medições.
A par dos problemas científicos e técnicos com os transportes há, provavelmente, mais do que em outras áreas, preocupações pessoais e sociais relacionadas com transportes que entroncam na Metrologia Legal.
Mesmo em contexto familiar, os valores das medidas são relevantes, quer pelo funcionamento e segurança dos carros, quer pelas contraordenações e crimes que alguns valores poderão significar como, por exemplo, o excesso de velocidade, excesso de emissão de gases tóxicos e o excesso de alcoolemia no sangue do condutor.
Hoje, já há informação disponível e acessível – baseada em medições – relativa ao autocarro que é esperado dentro de 4 min, na paragem onde aguardamos.
Progresso, só com medições, muitas medições.
* Em 20 de maio de 1875, em França, foi assinada a Convenção do Metro, de que Portugal foi um dos 17 subscritores.
Measurements for transport é o tema da celebração do Dia Mundial da Metrologia em 2017.
2017-05-18