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Medidas e medições para todos

Crónicas de reflexão sobre medidas e medições. Histórias quase banais sobre temas metrológicos. Ignorância, erros e menosprezo metrológicos correntes.

Medidas e medições para todos

Crónicas de reflexão sobre medidas e medições. Histórias quase banais sobre temas metrológicos. Ignorância, erros e menosprezo metrológicos correntes.

POLEGADAS E MILÍMETROS?

POLEGADAS E MILÍMETROS?

Medidas de pneus

 

Imagine, leitor, a sua altura em polegadas e o perímetro do seu abdómen em centímetros, ou milímetros! E, já agora, o seu peso em arrobas.

Bizarro?! Talvez. Ou, nem por isso!

Uma situação parecida – unidades de sistemas metrológicas diferentes, caraterizando várias grandezas de um produto, de uma coisa, de um artefacto – ocorre com as expressões das dimensões (nominais) dos pneus! Os pneus dos veículos automóveis, os pneus dos carros que o leitor e a sua família estão a usar. No século XXI! E apesar de inúmeros casos de incidentes, acidentes, prejuízos e incumprimentos por confusões, enganos e ambiguidades pela utilização simultânea de unidades de diferentes sistemas metrológicos num projeto, processo, ou produto!

Um pneu tem uma forma aparentada com a de um donutcoisa semelhante a um toro, um sólido matemático regular – e a sua superfície é uma superfície parecida com uma superfície toroidal, a superfície gerada por uma circunferência cujo centro se desloca sobre outra circunferência.

Um pneu tem um número significativo de caraterísticas geométricas: diâmetro exterior, diâmetro interior, largura, altura ou dimensão da coroa circular, entre outras grandezas geométricas.

Um pneu, em geral, tem caraterísticas geométricas expressas em polegadas, outras em milímetros e ainda outras em percentagem! É obra! Três critérios e dois sistemas!

O mundo – e as coisas que o compõem, naturais ou artificiais – poderá não ter lógica, mas tem medidas!

Comummente, num pneu, o diâmetro interior, nominalmente igual ao diâmetro do aro, ou da jante, está expresso em polegadas; a largura está expressa em milímetros e a sua altura em percentagem da largura.

E estas caraterísticas estão gravadas em relevo em cada pneu, mas sem explicitação das unidades!

coisas que são mesmo só para especialistas!

E se, na clínica, o técnico de saúde nos desse a pressão diastólica em cm Hg e a pressão sistólica em psi?

Todavia, embora possa parecer estranho, também podemos comprar, por exemplo, dois metros (2 m) de tubo de cinco polegadas (5”) de diâmetro!

O avião poder-se-á deslocar a 900 km/h, à altitude de 35 000 ft. E um determinado carro, com motor de 300 cv, poderá, segundo o construtor, atingir a velocidade máxima de 250 km/h.

Estranho? Sem dúvida! A tradição, a inércia cultural dos “sistemas humanos” e as políticas e sentimentos de cariz patriótico, ou eventualmente nacionalista, às vezes, têm um papel relevante, mesmo nas áreas técnicas e até científicas.

Em alguns casos, o mesmo tipo de órgãos de máquinas – peças e conjuntos de peças usados em máquinas e mecanismos – aparecem, por exemplo, mesmo em Portugal*, uns em dimensões SI, outras em dimensões do sistema inglês, ou imperial, um sistema, aparentemente, ainda muito usado no Reino Unido, embora não sendo (o) sistema oficial.

Algumas unidades, embora não sejam unidades SI, são aceites no Sistema Internacional de Unidades. Contudo, o pé e a polegada, por exemplo, não integram o conjunto das unidades aceites neste sistema.

 

*As relações industriais e comerciais com os EUA, entre outros países, não permitem que sejam ignoradas unidades de outros sistemas metrológicos distintos do SI.

 

2017-05-04

 

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